Sobre o GPS Cultural

Imagem de placeholder para a seção Sobre o GPS Cultural

Historicamente, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem presença marcante na produção artística e cultural do Estado. Nos mais variados segmentos culturais e em diversos territórios nos quais está inserida, a instituição tem incidência positiva, seja pela formação de artistas, agentes culturais e brincantes, seja atuando em criações de equipamentos que dinamizam as ações de arte e cultura por meio da Extensão, que ativa ações e produções culturais locais.

O GPS CULTURAL é um ecossistema destinado ao mapeamento de agentes (individuais e coletivos), espaços e eventos culturais da universidade. Uma plataforma de software livre para o mapeamento colaborativo e a gestão do fomento à cultura na UFPB. Objetiva possibilitar que gestores, agentes culturais e pessoas interessadas em cultura possam conhecer, compartilhar e participar da produção cultural universitária.

Poderão se inscrever agentes culturais individuais (discentes, técnicos-administrativos e docentes) e agentes culturais coletivos (grupos culturais). Também serão cadastrados espaços/equipamentos culturais e eventos realizados na instituição em todo o estado.

Plano de Arte de Cultura

Imagem de placeholder para a seção Plano de Arte de Cultura

Trata-se de uma ação articuladora e integradora da cadeia cultural e toda sua pluralidade existente no contexto da UFPB, realizada por meio de uma parceria entre a Coordenação de Extensão Cultural (Coex), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e da Superintendência de Ensino a Distância (SEAD), por meio da Coordenação Pedagógica de Produção de Material Didático (CPPMD), com apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e da Recursive Solutions.

Parte da equipe acumula experiências diretas no desenvolvimento de outras aplicações do Sistema Mapas, com atuações em órgãos estaduais e federais, bem como a partir de experiências de desenvolvimento premiadas em âmbito nacional. Sua implementação tem servido também de processo de formação a uma gama de estudantes que constroem as diversas camadas e frentes de desenvolvimento da plataforma.

Mapeamentos culturais têm sido utilizados como ferramentas das políticas públicas de cultura e estão nas estratégias e metas estabelecidas no Plano Nacional de Cultura. Portanto, uma plataforma que auxilie processos de mapeamento contínuo colocará a UFPB ao encontro das metas nacionais das políticas públicas de cultura.